Cadastro de Clientes

O Cadastro de Clientes é extremamente importante para o funcionamento do sistema, geração de documentos, faturamento e controles através de relatórios.

 

Menu Cadastros > Clientes > Cad. de Clientes.

 

Dentro da tela Cad. de Clientes, na aba Consulta, clique no botão Incluir.

 

O cadastro (ou inclusão) de um novo cliente é feito na aba Manutenção. Os campos com títulos em azul são de preenchimento obrigatório.

 

As informações dos campos obrigatórios serão utilizadas para a operação do transporte, como emissão de documentos e operações financeiras, como cobrança e faturamento.

 

Dados de identificação do cliente

Nos campos Razão Social e Nome Fantasia, caso o cliente seja Pessoa Física, informe o nome completo em ambos os campos.

 

O campo Tipo de cliente será usado para filtrar e validar o cliente na Digitação do CTe. Os tipos são:

 

Remetente: Quem está enviando a mercadoria a ser transportada (origem da mercadoria).

 

Destinatário: A quem será entregue a mercadoria transportada (destino da mercadoria).

 

Faturar: Quem efetuará o pagamento do transporte.

 

Armador: É a entidade que se ocupa do transporte propriamente dito. Quer seja o proprietário, explorador ou o simples fretador de um navio. A sua missão é a de transportar As mercadorias ou passageiros do ponto A ao ponto B através do mar, rios e lagos, a tempo e em segurança.

 

Despachante: A principal função do despachante aduaneiro é a formulação da declaração aduaneira de importação ou de exportação, que nada mais é que a proposição da destinação a ser dada aos bens submetidos ao controle aduaneiro, indicando o regime aduaneiro a aplicar às mercadorias e comunicando os elementos exigidos pela Aduana para aplicação desse regime.

 

Expedidor: Quem entregará a carga ao transportador para efetuar o serviço de transporte.

 

Recebedor: Quem deverá receber a carga do transportador.

 

Endereço principal

 

Insira as informações de endereço conforme solicitado nos campos.

 

No campo E-mail será permitido informar somente um e-mail. O e-mail cadastrado será considerado para enviar o XML do CTe emitido para o tomador do serviço.

 

Quando for necessário enviar o XML para mais de um e-mail, os e-mails extras deverão ser cadastrados na Aba Contatos com a identificação EMAIL_CTE na coluna Função.

 

Dados específicos sobre a prestação de serviço.

 

Nas abas a seguir, as informações que você irá inserir são de natureza comercial, específicas sobre a prestação do serviço de transporte.

 

Aba Cobrança

Aba cobrança > Sub-aba Endereço

Aba Cobrança > Sub-aba Negociação

Aqui você cadastra informações de cobrança, como Endereço, E-mail, Telefone, e também informações de negociação, como Prazos de Pagamento, Vencimentos, Tipo de Cobrança, Configuração de Faturamento e Tipo de Cálculo de Frete.

 

Aba Contato / E-mail

Nesta aba você pode realizar o cadastro de endereços alternativos para o cliente. Podemos inserir diversos e-mails e contatos internos que possam ser necessários para o seu atendimento ao cliente.

 

Aba Tributação

Esta aba possui algumas particularidades que precisam ser preenchidas com muita atenção, através dela iremos o CFOP Estadual, o CFOP Interestadual, Modelo da Nota Situação Tributária, Inscrição Estadual e Layout do DACTE.

 

Aba Seguro

Esta aba só deverá ser preenchida caso o cliente seja o responsável pelo seguro da mercadoria, nesta aba serão informados os Valor limite de Seguro, Nº de Apólice, % de Calc. de Seguro, Nome da Embarcadora, Tarifas de Seguro, % de Avarias.

 

Aba Quebra/Estadia

Será definido o tempo de estadia e também a tarifa de cobrança, além é claro de realizar o controle de quebra de frete, permitindo assim realizar descontos. Para que os descontos sejam aplicados corretamente, podemos configurar nesta tela os valores em % para a quebra de cada opção.

 

Aba Contas Contábeis

Nesta aba será vinculada a conta contábil relacionada a empresa responsável, por exemplo, Matriz ou Filial 2.

 

Aba Vendedor

Nela será vinculado o código do vendedor responsável por este cliente (verificar Cadastro de Vendedores).

 

Aba Contratos

Você pode realizar o controle dos contratos do cliente, adicionando informações como, Valor de Contrato, Data de Cadastro e data de Vencimento.

 

Aba LogFacil

Você pode controlar o valor mínimo permitido para o estoque no armazém, o sistema irá realizar o controle através do Carregamento do Romaneio. Nesta aba iremos informar Valor Mínimo, Data de Início, Data Final, Produto, Lote, Última Alteração e Usuário a Operação.

 

Aba Observação

Permite adicionar outras informações importantes para o cadastro deste cliente.

 

Clique no botão Gravar para concluir o cadastro.

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