Cadastro de Clientes
O Cadastro de Clientes é extremamente importante para o funcionamento do sistema, geração de documentos, faturamento e controles através de relatórios.
Menu Cadastros > Clientes > Cad. de Clientes.
Dentro da tela Cad. de Clientes, na aba Consulta, clique no botão Incluir.
O cadastro (ou inclusão) de um novo cliente é feito na aba Manutenção. Os campos com títulos em azul são de preenchimento obrigatório.
As informações dos campos obrigatórios serão utilizadas para a operação do transporte, como emissão de documentos e operações financeiras, como cobrança e faturamento.
Dados de identificação do cliente
Nos campos Razão Social e Nome Fantasia, caso o cliente seja Pessoa Física, informe o nome completo em ambos os campos.
O campo Tipo de cliente será usado para filtrar e validar o cliente na Digitação do CTe. Os tipos são:
Remetente: Quem está enviando a mercadoria a ser transportada (origem da mercadoria).
Destinatário: A quem será entregue a mercadoria transportada (destino da mercadoria).
Faturar: Quem efetuará o pagamento do transporte.
Armador: É a entidade que se ocupa do transporte propriamente dito. Quer seja o proprietário, explorador ou o simples fretador de um navio. A sua missão é a de transportar As mercadorias ou passageiros do ponto A ao ponto B através do mar, rios e lagos, a tempo e em segurança.
Despachante: A principal função do despachante aduaneiro é a formulação da declaração aduaneira de importação ou de exportação, que nada mais é que a proposição da destinação a ser dada aos bens submetidos ao controle aduaneiro, indicando o regime aduaneiro a aplicar às mercadorias e comunicando os elementos exigidos pela Aduana para aplicação desse regime.
Expedidor: Quem entregará a carga ao transportador para efetuar o serviço de transporte.
Recebedor: Quem deverá receber a carga do transportador.
Endereço principal
Insira as informações de endereço conforme solicitado nos campos.
No campo E-mail será permitido informar somente um e-mail. O e-mail cadastrado será considerado para enviar o XML do CTe emitido para o tomador do serviço.
Quando for necessário enviar o XML para mais de um e-mail, os e-mails extras deverão ser cadastrados na Aba Contatos com a identificação EMAIL_CTE na coluna Função.
Dados específicos sobre a prestação de serviço.
Nas abas a seguir, as informações que você irá inserir são de natureza comercial, específicas sobre a prestação do serviço de transporte.
Aba Cobrança
Aqui você cadastra informações de cobrança, como Endereço, E-mail, Telefone, e também informações de negociação, como Prazos de Pagamento, Vencimentos, Tipo de Cobrança, Configuração de Faturamento e Tipo de Cálculo de Frete.
Aba Contato / E-mail
Nesta aba você pode realizar o cadastro de endereços alternativos para o cliente. Podemos inserir diversos e-mails e contatos internos que possam ser necessários para o seu atendimento ao cliente.
Aba Tributação
Esta aba possui algumas particularidades que precisam ser preenchidas com muita atenção, através dela iremos o CFOP Estadual, o CFOP Interestadual, Modelo da Nota Situação Tributária, Inscrição Estadual e Layout do DACTE.
Aba Seguro
Esta aba só deverá ser preenchida caso o cliente seja o responsável pelo seguro da mercadoria, nesta aba serão informados os Valor limite de Seguro, Nº de Apólice, % de Calc. de Seguro, Nome da Embarcadora, Tarifas de Seguro, % de Avarias.
Aba Quebra/Estadia
Será definido o tempo de estadia e também a tarifa de cobrança, além é claro de realizar o controle de quebra de frete, permitindo assim realizar descontos. Para que os descontos sejam aplicados corretamente, podemos configurar nesta tela os valores em % para a quebra de cada opção.
Aba Contas Contábeis
Nesta aba será vinculada a conta contábil relacionada a empresa responsável, por exemplo, Matriz ou Filial 2.
Aba Vendedor
Nela será vinculado o código do vendedor responsável por este cliente (verificar Cadastro de Vendedores).
Aba Contratos
Você pode realizar o controle dos contratos do cliente, adicionando informações como, Valor de Contrato, Data de Cadastro e data de Vencimento.
Aba LogFacil
Você pode controlar o valor mínimo permitido para o estoque no armazém, o sistema irá realizar o controle através do Carregamento do Romaneio. Nesta aba iremos informar Valor Mínimo, Data de Início, Data Final, Produto, Lote, Última Alteração e Usuário a Operação.
Aba Observação
Permite adicionar outras informações importantes para o cadastro deste cliente.
Clique no botão Gravar para concluir o cadastro.
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